Representação Digital
- joanateixeira17
- 8 de mar. de 2016
- 1 min de leitura

Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media. É também possível realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazena-los em suportes, tais como CD e DVD. Numa representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos. Existem dois tipos de sinais: analógicos e digitais.
O sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo e/ou no espaço. O sinal produzido por exemplo, por um microfone ou por galvanómetro (utilizado na medição de grandezas físicas) é do tipo analógico.
Logo, como os computadores apenas lidam com sequências de dígitos binários ou bits, para visualizar este sinal no computador é necessário transformá-lo em sinal digital. Este processo designa-se por digitalização que no fundo corresponde à conversão do sinal numa sequência de bits.

Os sinais digitais que são aqueles que circulam nos circuitos eletrónicos de um computador e são constituídos apenas por dois níveis de tensão elétrica. Ao nível mais baixo é associado o valor lógico zero (0) e ao nível mais alto o valor lógico um (1). Assim, podemos definir o sinal digital como um sinal que toma valores discretos no tempo e na amplitude, sendo apenas definido para determinados instantes de tempo.

Comments